Como cultivar milho de pipoca

Guia definitivo de como cultivar milho de pipoca
/para leigos

Ciclo do milho de pipoca

Todos adoramos pipoca. Mas muitos podem ter a curiosidade de saber como se dá a produção do milho de pipoca. Então elaboramos esse conteúdo bem explicativo que mostra etapa a etapa o ciclo do milho. Desde antes do plantio até o pós colheita.

Ao final disponibilizamos um infográfico que reproduz cada etapa. Esse conteúdo pode ser compartilhado, sem problemas. Vamos lá?

O que veremos neste Guia:

  • Tipos de milho de pipoca mais comum;
  • Preparação do solo;
  • Plantio do milho;
  • Combate a pragas;
  • Tempo de desenvolvimento da planta;
  • Momento da Colheita;
  • Secagem do milho;
  • Top Infográfico

Tipos de milho de pipoca mais comuns

Milho Mushroom – Também conhecido como milho para pipoca gourmet, pipoca cogumelo ou Pipoca Gurgel – South America. Nomes aliás que refletem bem o milho estourado por seu aspecto arredondado.

como fazer Pipoca de Caramelo

variedades de milho milho de pipoca

Este milho é fruto de uma rigorosa seleção de grãos. Geralmente os mais  duros e cristalinos. Mais indicada para se fazer a pipoca caramelada (pipoca de doce).

Milho Butterfly – Esse tipo de milho é o mais comum, tendo esse nome por ter o formato depois de pronto que se assemelha as asas de uma borboleta. Perfeita para se fazer a pipoca de cinema com manteiga. Mas a pipoca de leite ninho feita com ela é muito boa.

pipoca de leite ninho

Preparação do solo para o plantio do milho

Arar é uma das primeiras etapas de preparação do solo.  Normalmente se usam discos reversíveis, de tração motorizada, três discos em uma só aração e profundidade de 20-25 cm.

Quebra de Torrões. Geralmente logo após arar a terra onde irá ser plantado o milho de pipoca, a terra ainda fica de difícil manejo. Ainda ficam grandes pedaços de terra (torrões) que precisão ser eliminados antes de semear.

Para resolver isso o habitual é gradear o solo. Com isso fica mais fácil o próximo passo que é o Nivelamento do solo.

Plantio do milho de pipoca

Os melhores meses (condições) para o plantio do milho estão intimamente ligados ao período de chuva. Isso impacta diretamente no nível de produtividade. Por ser o Brasil um país muito extenso cada região tem um período diferente ideal para plantio. Veja o vídeo ao lado para mais informações.

Milho safrinha. É aquele cultivado fora dos períodos ideais. Em algumas propriedades se usa o safrinha entre a colheita de outras culturas, como soja ou feijão.

Plantio do milho pode ser de forma manual, com o uso de enxada ou trator. Sempre se observando a distância entre as covas de mais ou menos 20cm. Mas outras fontes citam que 40cm e 90cm é a distância ideal. Acredito que isso possa variar conforme o tamanho da propriedade.

Combate contra as pragas do milho

O controle de pragas é um trabalho de fundamental importância para o sucesso de qualquer plantação. Para o milho não é diferente. É um cuidado que acontece antes, durante e logo depois do plantio. Dentre os vilões do milho estão o percevejo e lagartas.

lagarta praga do milho

Alguns inseticidas usados no combate às pragas do milho

Antes da relação dos “venenos” usados no combate às pragas, deixo claro que a aplicação requer uma série de cuidados, além de equipamentos de proteção adequados.

Inseticidas mais usados:

  • Ampligo
  • Atabron 50 EC
  • Avatar Belt
  • Bold
  • Dermacor
  • Diflumax
  • Exalt
  • Game
  • Premio
  • Supimpa
    Trichogramma pretiosum
  • Up MYL
  • Voraz

combate as pragas na agricultura

Tempo de desenvolvimento da planta

Tempo de crescimento do milho é de a 120 a 145 dias. No caso do milho para pipoca se aguarda até que o milho esteja seco e com os grãos duros. Veja o vídeo ao lado e entenda mais sobre a Fenologia do milho.

As informações são um pouco técnicas mas acredito que é importante ter acesso a esse tipo de informação.

Estamos chegando a etapa final de todo esse processo para cultivar o milho de pipoca. É chegado o momento da colheita e armazenamento dos gãos.

Momento da Colheita

Se na agricultura tudo tem seu tempo, no plantio do milho não seria diferente. Fecha-se assim o ciclo com a colheita.  que aliás dever ser feita no momento correto.

Pois, o atraso na colheita do milho dá margem ao prejuízo da perda dos grãos e ao ataque de pragas e ervas daninhas. Então a programação de cada etapa é muito impostante, quer seja na pequena ou grande propriedade.

como cultivar milho de pipoca

Secagem do milho

Muito importante para garantir a qualidade dos grãos, ainda é feita em muitas propriedades de forma natural através da exposição ao sol.

O motivo é que o excesso de umidade favorece o desenvolvimento de fungos e outras pragas que danificam a espiga. Por isso ela deve chegar e permanecer abaixo de 13,5% de umidade.

Infográfico do ciclo do milho

ciclo do milho de pipoca

Espero que tenham gostado de nosso conteúdo. Ele é gratuito e disponível para compartilhamento. Devendo claro, citar a fonte.

participe do fazer pipoca

Você pode gostar também

Sobre o Autor: Eli Braz

Amo minha família, livros, cinema e a uma boa pipoca. Ariano teimoso e persistente. Adoro compartilhar conhecimento e ouvir dicas legais.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *