Como fazer pipoca de panela

Se você é iniciante esse post vai te ajudar bastante a entender o processo de como fazer pipoca de panela. Que aliás é a forma mais tradicional de preparo.

Para mim a melhor forma. Uma delícia concorda?

Agora se você já é experiente e fica intrigado com a quantidade de grãos que sobram no fundo da panela depois que a pipoca arrebenta, o post pode ser útil também. Fica comigo 😉😉

Ingredientes:

1/3 xícara de milho para pipoca

3 colheres de sopa de óleo

Obs.: esse é uma medida básica. Você pode adequar a quantidade a medida que for pegando o jeito.

Como fazer pipoca de panela sem desperdício

O que muitas pessoas não sabem é como funciona o processo que transforma o milho em pipoca. E por que há um tipo específico de milho que vira pipoca. Tudo tem  a ver com a umidade que os grãos tem em seu interior e sua casca mais dura que os demais tipos de milho.

Uma vez que o milho e exposto ao calor há uma pressão de dentro para fora causado pela umidade. Isso faz com que a casca se rompa virando nosso petisco favorito.

Então por que sobra tanto milho sem estourar? Bem, acontece que alguns grãos apresentam pequenas fissuras que não deixam a pressão interna do grão chegar a ponto de estourar. Por isso não é indicado colocar o milho ao sol para secar. Isso só vai aumentar o numero de grãos sem estourar.

Modo de preparo

Antes de mais nada, você pode ter essa dúvida. Pipoca de panela engorda? Não a pipoca de panela não engorda. E sim, ela pode engordar. Tudo depende do que é usado para complementar o sabor dela. À exemplo das Pipocas Gourmet  que vieram para ficar. Mas não é o caso da desta receita.

Continuando. Outra dica usar uma panela com fundo mais fina. As panelas de fundo mais grosso retem mais calor o que ajuda a queimar o milho.

Agora coloque o óleo na panela e deixe aquecer. Para saber se está na hora de colocar o milho separe três grãos a jogue na panela com o óleo já aquecido e assim que estourarem retire eles. Pronto! Já pode jogar o restante.

Depois de pronta jogue coloque numa vasilha as pipocas já prontas e adicione sal moderadamente. Essa é a forma de fazer pipoca mais fácil que se pode preparar. Depois disso já podemos nos aventurar no mundo da pipoca gourmet. Espero que tenham gostado das dicas.

Até a próxima!

fazer pipoca

Você pode gostar também