Diabéticos podem comer pipoca?

Apesar de nosso foco aqui serem as receitas de pipoca, não podemos deixar de comentar sobre um assunto tão importante. Afinal, diabéticos podem comer pipoca? Para responder isso fui a busca de informações que possam ajudar. Lembrando que seu médico é a autoridade no assunto e o que for dito aqui nunca irá substituir a palavra de um profissional. Ok?

Aspectos positivos do consumo da pipoca

A pipoca tem vários aspectos positivos. Inclusive já escrevi um post bem extenso aqui no blog falando sobre os benefícios da pipoca. Ficou bacana, vale sua leitura. Mas para aumentar e focar o nível de informação resolvi aprofundar no assunto “pipoca para diabéticos”.

A pipoca é um alimento super saudável e tem baixos níveis de carboidrato. Tem  outro post nosso que contém uma tabela de valores nutricionais da pipoca, inclusive o carboidrato da pipoca

Outros benefícios da pipoca segundo o Centro de diabetes de Curitiba um dos benefícios da pipoca é que ela durante seu beneficiamento não perde sua casca. Isso garante boa quantidade de fibra o que é bom para nosso organismo. Quem está no grupo de risco do Diabetes Tipo 2 pode consumir o alimento? Veja a resposta da Especialista.

Quem faz contagem de carboidrato e está com a glicemia controlada, pode comer, por exemplo, até uma quantidade equivalente a duas xícaras de pipoca como um lanche da tarde. A pipoca é um alimento de baixo custo, rico em fibras, contribuindo com a saciedade e melhores níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos. E ainda melhora o funcionamento intestinal. Por ser fonte de carboidrato deve ser substituída pelo pão, por cereal ou biscoitos (1 xícara de pipoca estourada equivale a ½ pão francês ou 1 fatia de pão de forma).

Dra. Heloisa de Camargo Hermann
Nutricionista do Centro de Diabetes Curitiba
Curitiba CRN 81685

Então como diabéticos podem comer pipoca?

Sim. A questão é que apesar de saudável a pipoca pode vir sempre com acompanhamentos quer sejam de doce ou sal. A pipoca indicada é aquela tradicional feita em pouco óleo e sal. Fuja da pipoca de microondas, ela possui muitos conservantes … enfim não é saudável independente se for ou não diabético.

Outro fator é a quantidade que se consome. Para mim é o principal. Lembrem da máxima “menos é mais”. Isso vale para muita coisa na vida. O ideal se consumir o correspondente a duas xícaras de pipoca como um lanche.

Espero que tenham gostado do post. Para sanar quais quer outras dúvidas recomendo que busque orientação profissional.

diabéticos podem comer pipoca

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *