Quais os benefícios da pipoca para a saúde?

A pipoca pode ser no cinema a vilã, a heroína ou a atriz principal.  Mas no mundo real é muito importante sabermos o quanto comer, como comer  e de que forma fazer . Os benefícios da pipoca dependem de alguns cuidados.

No post de hoje vamos saber de algumas curiosidades sobre esse petisco tão apreciado no mundo todo.

Será que a gente deve comer mesmo ? Outra coisa tem gente que tem dificuldade de parar de comer pipoca, você é assim? Eu pelo menos sou.

É possível saborear essa guloseima de forma saudável. São muito importantes essas informações pois eu acredito que pipoca e diversão são inseparáveis. Ela é uma companheira freqüente de milhões de pessoas nas mais variadas ocasiões.

O que dizem os especialistas

Tem um estudo realizado na faculdade de medicina Albert Einstein em New York nos Estados Unidos que fala dos  nutrientes do milho de pipoca.  Segundo explicam os nutrientes estão dentro daquele casco  de milho e quando a pipoca explode  mesmo assim os nutrientes permanece lá intactos.

pop-corn-785074_640 Quais os benefícios da pipoca para a saúde?

Ou seja a pipoca aquecida não perde o valor nutritivo.  Mas as pipocas aprovadas na pesquisa do Professor Thomas não são aquelas pipocas de cinema, que são feitas com muito sal ou com manteiga.  Dessa forma ela se torna prejudicial à nossa saúde, não somente pela quantidade de gordura ruim mas também pelos sal que só tem cloreto de sódio.

A pipoca já era apreciada muito tempo pelos nativos americanos,  mesmo antes dos europeus chegarem ao continente. O mais engraçado que só recentemente nós descobrimos as qualidades nutricionais da pipoca.

Os estudos revelam que uma das maiores propriedades a pipoca é porque ela tem muita fibra.  Mas não só fibra, ela é rica em polifenóis ,antioxidantes, vitaminas do complexo B e magnésio.

Existem pesquisas atualmente que mostram que a pipoca pode conter mais antioxidantes e ser mais eficiente ao sistema imunológico, pasmem, do que muitas frutas e hortaliças.

Porém, você precisa ter cuidado com a forma de preparar. A pipoca é apreciada em todos os lugares do mundo e existem diferentes variedades de milho. Então seu limite como um alimento saudável termina quando começa a adição de óleo , adição de microondas, adição de produtos químicos e açúcar. O que o milho precisa é única e exclusivamente de calor para que possa estourar.

É importante saber prepará-la. Não usar em qualquer tipo de óleo ou azeite uma vez que eles podem impactar na quantidade de polifenóis da pipoca.

Benefícios da pipoca para a saúde

A pipoca oferece muitas vantagens a saúde, porém por estar associado à diversão a pipoca ficou estigmatizada como ruim, como alimento que engorda… Quando na verdade um dos maiores benefícios da pipoca que ela é menos calórica do que muitos alimentos.

A pipoca apresenta muitas vantagens em relação à outros aperitivos. Ela contém mais fibra, mais polifenol, menos caloria e menos gordura . A gordura que eu falo é a gordura ruim.  É rica também em antioxidantes.

Além dos benefícios da pipoca é bom você saber algumas propriedades nutricionais da pipoca. Em uma xícara de pipoca estourada sem manteiga  ou óleo contém 31 calorias. Além de fibras e até proteínas.

Os  6 maiores benefícios da pipoca

  1. Ajuda no combate a doenças cardíacas por ser fonte significativa de antioxidantes isso devido aos polifenóis;
  2. Ajuda na prevenção contra o câncer, mas para isso é importante você como aquela casquinha da pipoca, pois ali estão os polifenóis se você quer fibra e antioxidante tem comer aquela casquinha. Não só a parte branca e macia;
  3. Melhora o sistema intestinal, claro se tem fibra vai melhorar o intestino. As fibras além de melhorarem a movimentação no intestino também melhoram a eliminação e estimula a alienação de enzimas digestivas;
  4. Auxilia no combate a diabetes. A pipoca  ajuda a regular os níveis de açúcar e a produção de insulina e o diabético que consome pipoca ajuda a diminuir os picos de glicemia;
  5. Ajuda a emagrecer por ser rica em fibras e pobre em calorias tudo que tem fibra ajuda a emagrecer mas a pipoca faz mais uma coisa ela inibe a liberação do hormônio da fome chamado Grelina;
  6. Combate os efeitos da idade ou seja doenças como a degeneração macular da retina,  mal de  Parkinson, demência, queda de cabelo e outras doenças degenerativas são retardados ou nem aparecem com o consumo constante e pipoca.

Além disso a pipoca atua como fonte de energia e prevenção de doenças melhorando a imunidade porque ela é rica em vitaminas do complexo B principalmente B1 que protege o sistema imunológico e B3 que aumenta o colesterol bom.

Existem muitas formas de preparo mas deixo uma sugestão que é  fazer pipoca em panelas por exemplo de aço cirúrgico. Nada de microondas e se for fritar que fez no óleo de coco. Use o sal do do himalaia ou sal rosa, mas não vai abusar  e você pode no lugar da manteiga usar o azeite de oliva.

Claro que para maiores esclarecimentos seu médico ou nutricionalista devem ser consultados. Gostou das dicas? Deixe seu comentário, curta e compartilhe nosso conteúdo. Abraço!

5 (100%) 3 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *